' Aleatoriedades e um café, por favor | Acabando com as Metas antes que elas acabem comigo! - Hey, Mates!

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Aleatoriedades e um café, por favor | Acabando com as Metas antes que elas acabem comigo!


O ano está acabando e é natural que iniciamos aquele processo de analisarmos o que produzimos ao longo do ano, a nossa retrospectiva pessoal. E não demora muito para as metas darem as caras! Essas danadas a nossa espreita. Eu não sei vocês, mas eu tenho o costume de fazer aquela famosa lista de metas que eu sei que são impossíveis de conseguir cumprir com o pouco tempo livre disposto para mim ao longo do ano e acaba que o fim do ano chega e quando olho as metas, eu acredito que não produzi nada, pois as metas estão intocáveis.

Qual foi a minha jogada nesse ano? Metas alcançáveis. Parece uma ideia meio óbvia.Pensa comigo nada haver você colocar como meta viajar para Paris, se você não tem dinheiro para ir comprar pão na padaria da esquina. Por alcançável, eu penso em metas que você consiga cumprir com o que você tem hoje. Por dia eu tenho duas horas livres, eu posso ler um livro, estudar um idioma, começar uma atividade física e assim por diante.

Pensando nisso, o que você pode fazer hoje para conseguir colocar em prática, ao menos uma meta da sua listinha? Eu tenho algumas dicas que, me ajudaram em momentos distintos em minha vida.

1. TEMPO LIVRE

É importante você ter controle do seu tempo, o que por muitas vezes parece algo impossível. Se você trabalha e/ou estuda, você sabe que tem um tempo x que, ficará dedicado a essa atividade e fora de casa. Quando você retorna para casa, após cumprir todas as suas tarefas diárias, quanto tempo você tem disposto para fazer o que você quiser? Assistir televisão, cochilar, ouvir música? Seja vinte minutos a duas horas, pegue esse tempo e coloque em prática uma meta. É normal que nos primeiros dias falhemos na prática de um esporte ou lendo um livro, mas a prática nos torna persistentes até que em um momento não fazer tal atividade se torna uma estranheza em nosso dia a dia. Prática e paciência são necessários para alcançarmos o que almejamos. 

2. ESCOLHA SABIAMENTE.

Você pode colocar como meta uma viagem, mas se você no momento não tem o dinheiro necessário para isso, dificilmente você conseguirá viajar, logo colocar em suas metas alcançáveis, ou seja, que você pode fazer com os recursos que você tem hoje em sua vida, torna essa lista uma conquista viável. Quando você criar sua lista, pense em tudo que você deseja realizar hoje, com o que você tem (como carreira, com sua família, financeiramente, tempo). Você até pode criar categorias de fácil até o que vai necessitar de mais tempo e atenção. Um exemplo, começar um curso de inglês online. Por dia, você precisa estudar no mínimo, meia hora. Se você tem o tempo disposto, você pode encaixá-lo no seu dia a dia e iniciar os estudos até o fim do ano. Agora, se você quer assistir um filme por dia, é possível  que aja dias que você não tenha paciência de ver um filme e outro o que pode quebrar o ritmo e pode rolar uma desmotivação. O que me leva a falar sobre:

3. SEJA GENTIL COM VOCÊ.

Isso se enquadra em qualquer situação em sua vida. Não deixe de olhar para você com carinho. Priorize você, sua saúde física e mental. Se você estiver fisicamente esgotado, mentalmente desgastado, dificilmente, você conseguirá corresponder as expectativas por trás de seu trabalho e/ou estudos. É muito chato quando as coisas não saem como nós esperamos e acabamos por nos punir com palavras negativas e acusações de ser incapaz de conseguir completar e realizar algo, quando nós deveríamos olhar e ver até onde conseguimos chegar com o tempo e recursos dispostos para nós. Se o Zé conseguiu realizar aquele sonho dele, pode ter certeza que ele lutou por isso na jornada dele e a conquista dele não anula a sua. Muito pelo contrário, sua jornada continuará e te levará a sua realização que será sua. Por isso, seja gentil com você. Se hoje você não conseguiu ler nada, tudo bem, durma mais cedo. Se você não consegue estudar em casa, busque o motivo para o incomodo: a televisão está alta na sala ou eu que estou esgotada e não me dei conta? Não deixe de ser seu amigo. Se hoje você não realiza aquilo que pretendia, haverá sempre o amanhã. 



E, acima de tudo, se divirta. Metas são pequenas conquistas que desejamos alcançar ao longo de um novo ano e tudo bem, se você deixar elas passarem em branco ou conseguir realizar uma ou outra, o que importa é você curtir essa aventura, colher os frutos e lições para aplicar na sua jornada e não desistir de ir em busca de seus sonhos. E se o cotidiano entrar no seu caminho, como aquela pedra chata entrou no caminho do Drummond, tente colocar como meta: RESISTIR e toda vez que você se sentir oprimido pela agilidade do tempo, lembre-se: você é a sua ancora. Você é capaz de tudo, é só dar o primeiro passo.
Um beijão da Bárbara ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário