It's NaNoWriMo, Bitches | O que é NaNoWriMo e por quê eu deveria participar?




O que é NaNoWriMo?

NaNoWriMo significa National Novel Writing Month, é o mês "nacional" de escrever livros. É um projeto do Office of Letters and Lights que incentiva escritores no mundo inteiro a escreverem seus projetos, com o único estímulo de: você pode fazer isso através de disciplina, responsabilidade e diversão.

Como funciona?
O NaNoWriMo ocorre em novembro com a meta fixa de 50 mil palavras). Ou seja, você começa no dia 1 de novembro e no dia 30 sua quantidade de palavras deverá ser, no mínimo, 50 mil palavras. Se você manter uma média diária de 1.656 palavras você conseguirá alcançar essa média... Isso não quer dizer que você não possa aumentar essa média diária ou escrever menos num dia ou mais no outro. Essa disciplina vai partir de você.
O NaNoWriMo pode ter começado como um evento americano, mas ganhou proporções internacionais em poucos anos. Por não apenas ser um método eficaz, como também ser uma forma divertida de se desafiar e conhecer novos autores de seu país (e internacionais).
'Você deveria estar escrevendo'.
O processo de escrita é pessoal. Você deve escrevê-lo na sua plataforma de costume e contabilizar as suas palavras por dia ou por semana (o que você considerar melhor). E é isso. Você é livre para escrever quantas vezes quiser e criar uma meta diária em cima da base das 50 mil palavras. Ao se cadastrar no site do NaNoWriMo, não deixe de fazer a sua ficha pessoal e a do seu livro. Diariamente você pode colocar o número de palavras alcançada e analisar as estatísticas para descobrir sua média diária, em quanto tempo você poderá terminar, quantas palavras faltam para assim saber qual é a média diária necessária de palavras que você precisa utilizar para conseguir alcançar a meta. 

O site dá alguns prêmios para os participantes aos quais alcançam as 50 mil palavras no prazo. A única exigência é que o participante cole seu texto no campo apontado para o pessoal do site contar as palavras e confirmar que você realmente alcançou a meta. Os vencedores receberão descontos em diversos sites patrocinadores e um certificado do site. Prêmios humildes, porém o verdadeiro prêmio você receberá ao concluir o seu trabalho.  
Resumindo:
- O evento é americano, mas você estando no Azerbaidjão pode participar. E sim, pode escrever no idioma que desejar.
- É aconselhável ser reservado quanto ao seu trabalho, por isso não aconselharia que você postasse no site detalhes únicos sobre o enredo de seu romance. Não se deve postar o seu livro no site, pois o sistema não foi moldado para comportar arquivos. No entanto, o site assegura que ao enviar para eles o seu livro para lhe conferir os prêmios, o material estará seguro para análise da contagem de palavras. 

- O site serve para um controle do desafio, para lhe assegurar as suas conquistas e como um forum de dicas e conselhos para aqueles momentos de desespero.

Quanto acontece?

Novembro.
                                                


O que preciso para participar? 

- Tempo.
- Disposição.
- Disciplina.
- Uma ideia.

Devo participar? 

Se você tiver os quatro itens acima, DEFINITIVAMENTE DEVE. Agora, se você não tem certeza se terá tempo, disposição para conseguir escrever um pouquinho todos os dias, muito menos a disciplina e se quer uma ideia em mente, não acho que seja muito lucro para você investir.
O projeto pede que o autor desenvolva uma ideia para esse período e o inicie do ZERO nesse período. ISSO, não quer dizer que você não pode desenvolver uma ideia antes e planejará antes do inicio do NaNoWriMo para assim ter um roteiro e uma base a qual seguir durante o projeto. Como você pode se desafiar a escrever algo SEM ROTEIRO E PLANEJAMENTO algum e vê no que vai dar.
Vale lembrar que: Desenvolver um livro durante o NaNoWriMo não é diferente em NADA ao desenvolver um livro num período diferente. Você terá que escrever, pesquisar, roteirizar, planejar e ao terminar: revisar, editar, dar aos betas para ler e repetir todo o processo até ter certeza que o material está perfeito para publicação. O NaNoWriMo é um projeto para auxiliar os autores com seus projetos, com suas disciplinas e para se aventurarem fora de seu campo de conforto.
                                   

- Se você demora um ano para escrever um livro, ter um mês para escrever será assustador!
- Se você escrever apenas 20 mil palavras por história, 50 mil será aterrador!
- Se você é do tipo que escreve só quando dá tempo e sem regrar uma meta, ter que escrever todos os dias e criar uma meta será APAVORANTE.


Sair desse campo de conforto irá lhe guiar a novos patamares como autor. Talvez escrever com metas seja o método que lhe faltava como autor ou talvez você precise passar por essa experiência para ter total certeza que você não é uma pessoa de métodos.

TODAVIA, se o NaNoWriMo e sua meta desafiadora de 50 mil palavras em um mês for desafiador demais para você (ou fácil demais) eu aconselho que espere a nova edição do Camp NaNoWriMo. Ele acontece uma vez por ano por um mês inteiro, mas diferente do NaNoWriMo, o camp não tem um mês oficial e quem impõe a meta é você, podendo ser de mil palavras até mesmo a 100.000 palavras(!!!). Esse ano o Camp ocorreu em Julho e como eu me encontrava livre, aproveitei para participar para desenvolver um novo projeto e coloquei como meta 50 mil palavras. Em menos de duas semanas alcancei a meta e achei bem divertido tal projeto, mas é como eu disse: você precisa de tempo, disposição, disciplina e sentir-se confortável no projeto proposto para o projeto.

Alguns autores com livros provenientes do NaNoWriMo?
Sara Gruen (Água Para Elefante), Erin Morgenstern (O circo da noite) e a minha cheirosinha Rainbow Rowell (Fangirl). E eles não são os únicos... Agora me pergunto: Quantos brasileiros participaram desse projeto e lançaram seus trabalhos? Eu iria adorar conhecer eles!


No mais, boa sorte aos participantes, e é claro para mim.
Que a força (e a inspiração) esteja conosco, mates.

                                        
 
  

Nenhum comentário:

Bárbara Herdy 2008 - 2014. Tecnologia do Blogger.