'O Colar de Amaia' (Os Caçadores #1) | O que é Arqueologia?



Hey, mates! Tudo bem com vocês?
Faltam SETE dias para o lançamento de 'Ossos' (Seekers #1) e vamos iniciar por aqui uma semana especial 'Ossos' com posts sobre o Universo da trama recheada de aventura, suspense, magia e romance. Então que tal começarmos falando sobre um dos grandes focos da trama, a Arqueologia? O que você sabe sobre essa profissão incrível e verdadeiramente magica? Bom, aqui você terá um intensivão sobre essa profissão. Você está pronto? A jornada está prestes a começar.

Arqueologia é a disciplina que estuda a cultura material de sociedades que têm escrita ou não. É um ramo da ciência que possibilita ao pesquisador estudar, conhecer e reconstituir o modo de vida das sociedades coloniais e pré-coloniais. 
A palavra ARQUEOLOGIA tem origem grega, em que Archaios significa passado / antigo e Logos significa ciência / estudo. Somando-se essas duas palavras, podemos definir a Arqueologia como a ciência que estuda o passado. 

A partir dessa ciência, o arqueólogo identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados. 
Com base na análise minuciosa desses vestígios materiais é possível obter informações sobre as culturas antigas, reconstituindo aspectos socioculturais e ambientais da vida dessas populações. 
Essas informações permitirão ao arqueólogo resgatar dados referentes às primeiras formas de organização social e do espaço, da economia, das manifestações culturais e dos aspectos políticos de grupos que ocuparam uma determinada área no passado longínquo (pré-colonial) ou não muito distante (colonial).  



O arqueólogo que estuda a pré-história terá que se dedicar à procura de todos os elementos que lhe permitam entender a vida social dos homens, ainda que se levando em consideração que as atividades dos homens não se fazem necessariamente à superfície do solo e à arte rupestre (pinturas e gravuras realizadas nas pedras) marcadas em grandes paredões de rocha. 
Os temas vinculados ao período histórico, apesar de não se apresentarem independentes, têm certa autonomia, em função da disponibilidade de registros (textos, fotografias, mapas, documentos), podendo ser estudados separadamente. 
Para estudar as descobertas arqueológicas, o arqueólogo utiliza métodos específicos da arqueologia e de outras ciências para interpretar os vestígios encontrados.

Fonte: 
http://www.brasilescola.com/geografia/o-que-e-arqueologia.htm 

Nenhum comentário:

Bárbara Herdy 2008 - 2014. Tecnologia do Blogger.