Sobre ... Publicação | Como e porquê ser um autor na Amazon Kindle?


Se existe um terror comum entre os escritores novatos com seu livro de primeira viagem é: Por onde começar? 
Todos pensam: Quero ser publicado.
E não pensam que não é assim, e sim, desejam logo: Querer ser publicado em uma editora grande (e se não for dessa maneira, então não será de forma alguma). 
Erro rude, meu caro leitor.
Sonhar é permitido, mas sonhe com os pés nos chão.
Os bebês demoram meses para aprender a engatinhar, imaginem andar!
Então, porque, obsequio, você acredita, que como estalar os dedos, você vai ser publicado numa editora grande com seu primeiro livro? Não é assim. Em país nenhum.
Sejamos sinceros e duros: Você não é ninguém nessa industria. Ainda. Então, por que um editor deveria tentar vender o seu livro, se ele tem de um autor bem mais conhecido como possibilidade?

Meu livro é bom? Bom, visando isso, de todos são. Os editores precisam de motivos maiores que apenas um livro bom, e ser um autor novato na industria sem um currículo interessante te coloca para atrás. Para mudar isso, é necessário três passos essenciais na carreira de um escritor: Disciplina, Disciplina e Disciplina.  
Volto a repetir a ladainha que plantei lá no 'Escritores com Benefícios': Atualmente temos um oceano de escritores, alguns que nasceram com o dom, outros que tem uma boa história e alguns que caíram nessa por elogios de terceiros e por não terem nada melhor a fazer, MAS, isso não os tira da concorrência.
Quem lhe garante que o fulano que caiu nesse universo como quem não quer nada não será publicado antes que você?
É tudo questão de conhecimento, currículo, investimento, boa história e um pouquinho de sorte.


Se você quer ser um autor reconhecido, precisa trabalhar e muito!
Então, em vez de querer pular 300 degraus, comece do primeiro, meu caro leitor.
Lembrando que: 

Todos querem ser publicados pela editora x reconhecida.
Todos acreditam no seu potencial.
Todos acreditam ter nascido para isso.
Todos tem uma ótima história para contar.
Todos tem uma chance.

MAS
nenhum deles é você.
Fico muito chateada quando vejo diversos autores novatos menosprezando a Amazon, pois visam mais alto.
Acham que o caminho certo é começar por uma editora grande. Perdem anos lutando para ouvir um 'sim', pagam fortunas em editoras independentes para ter seu livro, alguns sofrem golpes e traumas terríveis. Querem ser publicados em uma editora, não importando se é confiável ou não. Acham que serão menos autores se não tiverem seus livros com um selo de editora (eu já ouvi essa e ri). Querem ser publicados em uma editora, sem nem se quer, terem vendido um livro para alguém que não fosse do seu círculo pessoal.

Regra nº2: Caia na real.

Não é proibido sonhar, contudo seja realista. Tudo acontece em seu devido tempo, e para qualquer coisa acontecer em sua vida, precisa de uma estrada. Você não pode simplesmente cortar caminho para chegar mais rápido na linha de chegada dessa etapa se a via é de mão única, sem bifurcações. Pense nisso.
Ter uma editora é fundamental, mas criar a sua história como escritor, também.
Acredito que a Amazon é um caminho viável a todos os escritores, pois dá a ele liberdade, crescimento profissional e um espaço privilegiado em uma das maiores redes de vendas online.

Para ser autor, exige muito esforço, mas exige 3x mais para um autor independente.
Por que, tia Barbie? Pelo simples motivo que você é 1.001 profissionais em um só.
Você precisa: criar um universo, escrevê-lo, acreditar nesse universo e viver com ele por (3, 4, 12 meses) encontrar leitores betas confiáveis para acompanhar essa jornada, revisar seu livro, editar, buscar alguém para fazer a capa (ou você mesmo fazer), criar uma sinopse e um site para esse livro, reeditar seu livro, re-revisá-lo. Investir dinheiro em uma capa, diagramação e revisão. Se a sua condição permitir, investir em uma editora independente. Tendo certeza que o material se encontra pronto, buscar blogueiros para ler e resenhar seu livro, confiar, enviar para editoras que o gênero do livro bate, colocar seu livro online na Amazon (por exemplo), fazer propaganda em todas as mídias possíveis regularmente, como também guardar as fotos das vendas feitas, resenhas, comentários e é claro, sempre postar nos blogs (o seu e o do livro). Buscar meios de vender mais e atrair público, por exemplo, colocar o livro de graça em sites intermediários, quebrar a cara algumas vezes, não desistir nunca e nunca parar.

Lembrando que:
Você precisa falar do seu livro O TEMPO TODO e em TODOS OS LUGARES (sem ser chato e excessivo). 
A grande questão é: O que fazer quando você não tem opções?

Nenhuma editora pequena mostrou interesse em seu trabalho. Você não tem condições financeiras de financiar os custos em uma editora independente e você acredita no seu trabalho.
Esquecer ele no fundo do HD não é uma opção.
E você quer iniciar sua carreira imediatamente, pois você sente que é o momento.

Ótimo.

O que fazer?
Coloque sua cara no mundo e o publique na Amazon Kindle.

Estou na Amazon há mais de 1 ano e só tenho elogios. Minha única reclamação é a ausência do CreateSpace no Brasil, entretanto, há como se moldar a isso, é só comprar através do CreateSpace US, o que para alguns pode ainda ser um problema, mas para mim não é.
Quanto ao trabalho oferecido pela KDP: nenhuma reclamação. Apenas recomendações.

No inicio, pode parecer complicado, pois são livros em formato ebook, então você pode se sentir meio 'escondido' no mundo e sejamos sinceros: ainda existe MUITO preconceito com os ebooks, mas acredite, jovem jedi, as pessoas leem ebook. É tudo questão de paciência, os frutos virão. A Amazon me colocou no mundo dos escritores e não foi só eu, veja exemplos de outros escritores como a Josy Stoque, Vanessa Bosso, Paulo F., Gisele Galindo, entre outros.

O método para participar é simples: Para publicar seu livro na Amazon é totalmente gratuito. Ao acessar o sistema do KDP você precisa responder aos dados relacionados ao seu livro, não esquecendo de para postar no Amazon vale a pena ter garantido uma capa bacana, uma sinopse cativante e conferir se o arquivo do livro é a edição mais recente revisada. Lembrando que: qualquer mudança futura pode ser feita a qualquer momento. Após isso, você terá que preencher os valores do seu livro em todas as regiões em que o Amazon está liberado, isso inclui Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, entre outros. Lembrando que: existem dois sistemas de recebimento do autor: 30% em cima do valor do livro (quando você coloca seu livro abaixo R$ 5.99) e 70%, ou seja, a maior parte do valor do seu livro virá para o seu bolso. Como autor novato, seja modesto. Nada de colocar seu livro valendo mais que 10 reais, mesmo que você ache que esse é o valor que ele vale. Conquiste seu espaço aos poucos, lembrando sempre que um livro barato, bem produzido, atraí muito a atenção dos leitores. A última etapa é o preenchimento dos dados pessoais para pagamento. Não esquecendo que: você pode alterar seus dados a qualquer momento.

Uma outra grande vantagem é que você pode acompanhar suas vendas diárias, na hora que você desejar e salvar isso em arquivo pessoal. Isso é ótimo para saber quantos livros você vende por dia, quais são os seus dias de maior venda, qual é o valor que mais atrai o público e assim, desenvolver seus métodos pessoais de propaganda.

Vale muito você adquirir (e é completamente de graça) o ebook com o passo a passo de como publicar seu livro na Amazon! Ele é muito bem produzido e poderá te ajudar com qualquer dúvida, como eu. Qualquer coisa, é só entrar em contato comigo, vou adorar poder te auxiliar.


Autores, deem uma chance a vocês!
Não esperem a sorte bater em suas portas.
Não acreditem em ladainhas e promessas.
Não tentem seguir a estrada de outros autores.
Vivam a sua estrada, como eu estou vivendo a minha.


Nenhum comentário:

Bárbara Herdy 2008 - 2014. Tecnologia do Blogger.