Escritores com Benefícios #3 | Dando um Nome ao meu Universo



O Tema dessa Semana é: O Temido Título

Dar um nome ao seu livro é como nomear o seu filho.
9 entre 10 escritores falam para mim que uma das partes mais difíceis de escrever um livro é a criação do título de seu livro - e série/saga/trilogia.
Precisa de um motivo e um significado - ou simplesmente, vontade.
É difícil.
Investigativo.
Preocupante.
Intenso.
Perfeito.
As vezes demora mais escolher um nome para um livro do que escrevê-lo.
As vezes o nome surge antes da história sequer ser iniciada.
As vezes, durante o processo da história, um nome se sobressai, ao fundo começa a tocar 'What a Wonderful World' ao som de Louis Armstrong, o mundo começa a girar, seu universo faz sentido e o seu livro recebe um nome.

Como chegar a isso?
Basicamente, você precisa conhecer bem a sua história.
Ou seja, se você tiver um excelente domínio no enredo: Passado, presente e futuro do universo que você criou, eu lhe garanto, a procura por um nome que defina a sua história não será complicado.
Essa é a palavra que você deve em 1º lugar ao buscar um título ao seu livro: Definição.
Qual é a palavra e/ou frase que define o seu livro?

Lembra daquele modelo de historinha que inventei no 'Escritores com Benefícios' da semana passada? Então, aquela história poderia se chamar 'Vampiros da Meia Noite' mencionando o foco principal e o meia noite, que pode significar, algum momento específico do enredo daquele livro ou 'Vampiros da Vitória', fazendo uma menção a era ao qual os vampiros se encontravam. Óbvio que essa escolha teria que ser feita com cuidado.

Parece fácil, mas não é.
O título não apenas vende a história, como a define, a explica com pouquíssimas palavras e a marca, pois toda vez que alguém for falar daquele livro, normalmente, falará o título.
O título se torna uma marca registrada, no instante que seu livro for lançado, essa marca registrada se torna um produto, pois aquele nome, será lembrado sempre como o seu livro.

Então, o que você precisa para escolher um nome para o seu livro?

1. Conheça bem a sua história/personagens;
2. Pesquise os nomes dos seus livros prediletos. Note a relação que tem com a história e os personagens. Analise. Absorva isso para a sua história;
3. Defina seu livro em poucas palavras;
4. Pronto! Eu garanto que o seu título surgiu no meio da penumbra.
5. Se não, repita o processo até conseguir. Quando achar o nome ideal, pesquise o nas livrarias/sites e busque por outros livros nacionais e internacionais que tenham um nome igual ou similar. Se encontrar um com nome igual, analise a importância desse nome na sua história e veja se não há possibilidade de você encontrar um outro nome mais adequado. Se você encontrar um similar, faça o mesmo processo anterior, buscando sempre um nome 100% original.

No meu caso, o meu primeiro livro tem o mesmo nome que o livro de uma autora norte americana. A grande questão é que eu busquei um outro nome que poderia definir por completo a história, mas nenhum nome era melhor que 'Apenas Respire' (Um Conto Quase de Fadas #1). Para quem leu o livro, sabe a importância dessas duas palavras na trama - e nas próximas. Então é muito importante ter essa noção: nomes repetidos não são legais, mas quando ela define a sua história, não há editor e leitor que mude a cabeça de um escritor. Além do mais, existem mais de 10 milhões de Bárbara's no mundo, mas nenhuma é igual a mim, por que seria diferente com um livro?

IMPORTANTE!NÃO surte!
NÃO TENHA PRESSA.Na realidade, não tenha pressa nenhuma ao escrever seu livro.
Leve o tempo que for necessário durante todo o processo de pesquisa, criação e escrita, até mesmo após a palavrinha fim.


Título vem com o tempo.
Você pode escrever seu livro sem ter um título definido.
Mas você não pode lançá-lo sem ter um. Então, você eventualmente, vai precisar pensar num nome.
Ou seja, escreva seu livro, investigue possíveis nomes que definam aquela história, pesquise outros livros e o significado de seus nomes, pense em sinônimos que descrevam a história, frases marcantes que definam algum momento crucial da história, foca no protagonista, escute música e quando você menos esperar, o nome irá surgir. Mas é claro, você precisa pesquisar, pois o nome não vai aparecer por magia de Harry Potter e você também não pode dar qualquer nome para a sua história.Como disse lá em cima: o nome do seu livro é como o nome de um filho: Ele ficará marcado eternamente na história.

Se o seu livro é volume único você precisará apenas de um título.
Agora se o seu livro pertence a uma série/saga/trilogia você precisará não apenas do título do 1º volume como de toda a saga.
Aí o seu trabalho é um pouco dobrado, mate, pois você terá que dividir o seu trabalho em:
1) Um título que irá definir o enredo do 1º livro e 2) O título que irá definir a sua série.

No caso da série, você precisa focar no enredo principal de sua história. Ou seja, você definitivamente precisa conhecer a sua história, pois histórias sofrem metamorfose com o passar do tempo, mas o plano de fundo principal, raramente muda. Então, se sua história é sobre vampiros, até que num futuro possa ter lobisomens, mas o foco sempre será vampiros? Então trabalhe com essa ideia.
Voltando àquela historinha que criei, o enredo principal foca vampiros, ou seja, eu poderia dar o nome da história de 'Vampiros', é claro, se todos os volumes planejados tratarem dos vampiros como foco principal. Isso é o mais importante: O nome de uma série PRECISA focar o enredo que SEMPRE será abordado nessa história. Então, precisa ter uma relação direta com o enredo. Recapitulando: se sua história vai falar SEMPRE de vampiros, investigação, romance jovem, contos de fadas, power rangers O TÍTULO DA SÉRIE precisa remeter à isso.

Infelizmente, não existe uma técnica comprovada que ajude aos escritores a criarem os títulos de suas obras, o que aconselhei aqui são experiências que até hoje vivi, quem sabe um dia, tenha novas dicas a esse assunto, mas atualmente só posso aconselhar isso e dizer que título é uma questão de feeling. O nome pode ter tudo haver com a história, mas se você não sentir que é O NOME, não vai nunca se encaixar.
Por isso, faça a sua parte como escritora: analise, investigue e pesquise, MAS nunca deixe de ouvir a voz da intuição, ela é a sua voz como escritor, e ela , SEMPRE, vai saber o que é melhor para você e a sua história.

Abaixo, selecionei alguns livros e séries com títulos que combinam magistralmente com as histórias e, logo, os considero ótimos exemplos para vocês, pesquisadores analisarem para as suas futuras histórias:



                                                                       


                                                           
               



                                                           


Até o próximo post dos 'Escritores com Benefícios', mates x




Bárbara Herdy Escritora, publicada no Amazon, professora, poliglota, Companion, Slytherin, Hobbit, Targaryen, Ms.Holmes e é casada com Mr.Darcy.
Bang, that's me, mates. 

Nenhum comentário:

Bárbara Herdy 2008 - 2014. Tecnologia do Blogger.